AS VINHAS DA IRA
(1940)
“As Vinhas da Ira”, de John Ford, rodado em 1940, pode-se
afirmar-se, sem muitas dúvidas, é uma das muitas obras-primas indiscutíveis
deste mestre do cinema americano.
Produzida para a Fox por Darryl Zanuck, esta é adaptação
de um dos mais conhecidos romances de John Steinbeck, havendo mesmo quem
considere que é este "o melhor romance escrito até hoje por um
norte-americano", o equivalente, por exemplo, a "Os Miseráveis",
mas tendo como pano de fundo os conturbados anos em que EUA se afundaram
durante a Grande Depressão económica.
John Steinbeck e John Ford mostram-nos uma realidade
marcada pelo drama da condição humana, uma trágica realidade social, sulcada
por violência física e opressão moral, por miséria e sofrimento.
Esta peregrinação pela América rural acompanha a viagem
de uma família que parte de Oklahoma, expulsa das suas terras pela avidez dos
bancos e da industrialização, e se dirige para a Califórnia, terra prometida da
abastança e do futuro. O romance de John Seinbeck é talvez mais comprometido,
de um ponto de vista político e social do que o filme de John Ford. Talvez
Steinbeck se encontrasse mais perto do "realismo socialista" e John
Ford se aproxime mais da doutrina social da igreja. Mas a adaptação de Nunnally
Johnson acompanha com exemplar fidelidade o espírito da obra literária, ainda
que para a converter em imagens se tivessem que alterar réplicas, condensar
personagens, elidir situações.
Steinbeck mostrou-se satisfeito com o resultado final, e
a verdade é que “As Vinhas da Ira” resistem até hoje com a força própria dos
grandes clássicos. Mas o crítico e ensaista Andrew Sarris, referindo-se a
Steinbeck e Ford, e à sua visão algo distinta da trajectória da família Joad,
disse, ao que julgo com inteira justificação, que "o estilo particular de
Ford era oposto à concepção biológica que tinha Steinbeck das suas personagens.
Enquanto Steinbeck descreve a opressão, desumanizando as suas personagens até
as transformar em criaturas de uma indigência abjecta, Ford evoca a nostalgia
humanizando os insectos económicos de Steinbeck e convertendo-os em campeões de
uma ordem agrária, familiar e comunitária."
É o poderoso humanismo de John Ford a expressar-se, dando
forma e sentimento ao espírito do New Deal, de que é um bom exemplo a
comunidade estatal que surge nas sequências finais da película e que permite
aos deserdados da terra redescobrir a esperança numa vida melhor, lutando por
valores como a dignificação humana, a segurança do trabalho, o direito à terra,
a capacidade de resistir à humilhação e à opressão, mesmo quando ela parta de
forças da ordem que atraiçoaram a sua função, e de que “As Vinhas da Ira” nos
dá bons (maus) exemplos, que infelizmente ainda frutificam.
Onde quer que esses valores fossem, e sejam, enxovalhados,
aí esteve, e está, na perenidade do seu cinema, John Ford. Na gesta dos
pioneiros em demanda de novas fronteiras, ele aí esteve; na luta dos irlandeses
por uma Pátria independente, ele aí esteve; acompanhando a diáspora das tribos
índias, ele aí esteve; no drama da emigração, na luta dos desalojados da terra,
dos mineiros oprimidos, das famílias desmembradas, ele aí esteve, cumprindo a
promesa que Tom Joad, pela boca de Henry Fonda, eternizou numa das réplicas
finais desta obra. Uma parcela da alma colectiva de um povo que não se deixa
vencer.
Diga-se que o lirismo agreste, austero, rigoroso que se
solta dos enquadramentos de John Ford deve também muito à fabulosa fotografia
de um outro mestre, Greg Toland. Diga-se ainda que todas as cenas rodadas em
exteriores foram filmadas unicamente com luz natural, o que acentua os
contrastes deste fulgurante preto e branco e oferece ao filme uma gravidade de
tom que o som de Alfred Newman completa.
Diga-se ainda que Henry Fonda tem um dos seus trabalhos
mais notáveis, atingindo por vezes o sublime. Diga-se que Jane Darwell, John
Carradine e todos os outros rostos que atravessam esta obra emocionam pela
força da sua presença, pela forma como John Ford os capta, deles recolhendo
aqueles instantes de alma que só os mais puros se atrevem a perscrutar.
Diga-se, finalmente, que “As Vinhas da Ira” são um
daqueles comoventes e apaixonantes filmes que nos marcam a vida e nos ensinam a
ser melhores. Mais humanos no convívio com os nossos iguais; mas também mais
divinos, na possibilidade que nos oferece de atingir o sublime que homens como
John Ford souberam criar.
O filme valeu a John Ford um dos seus seis Oscars como
melhor realizador, e Jane Darwell, a mãe Joad, ficaria com a estatueta que
consagrou "a melhor actriz secundária" do ano. Mas este título seria
ainda nomeado para o melhor filme do ano, o melhor argumento, da autoria de
Nunnally Johnson, como já dissemos, o melhor actor, Henry Fonda, a melhor
montagem e o melhor som.
AS VINHAS DA IRA
Título original: The Grapes of Wrath;
Realização:
John Ford (EUA, 1940); Argumento: Nunnally Johnson, seg. romance de John
Steinbeck; Produção: Nunnally Johnson, Darryl F. Zanuck; Música: Alfred Newman;
Fotografia (p/b): Gregg Toland; Montagem:Robert L. Simpson; Direcção artística:
Richad Day, Mark Lee Kirk; Decorações: Thomas Little; Guarda-roupa: Gwen
Wakeling; Maquilhagem: Myrtle Ford, Gustaf Norin; Direcção de produção: Ralph
Dietrich, Bernard McEveety; Assistentes de realização: Otto Brower, Edward
O'Fearna, Wingate Smith; Departamento de arte: Eddie Jones; Som: Roger Heman
Sr., George Leverett, Edmund H. Hansen; Companhias de produção: Twentieth
Century Fox Film Corporation; Intérpretes:
Henry Fonda (Tom Joad), Jane Darwell (Ma Joad), John Carradine (Casy), Charley
Grapewin (Avó); Dorris Bowdon (Rosasharn(, Russell Simpson (Pa Joad), O.Z.
Whitehead (Al), John Qualen (Muley), Eddie Quillan (Connie), Zeffie Tilbury,
Frank Sully, Frank Darien, Darryl Hickman, Shirley Mills, Roger Imhof, Grant
Mitchell, Charles D. Brown, John Arledge, Ward Bond, Harry Tyler, William
Pawley, Charles Tannen, Selmer Jackson, Charles Middleton, Eddy Waller, Paul
Guilfoyle, David Hughes, Cliff Clark, Joe Sawyer, Frank Faylen, Adrian Morris,
Hollis Jewell, Robert Homans, Irving Bacon, Kitty McHugh, etc. Duração: 129 minutos; Distribuição em
Portugal: Twentieth
Century
Fox (DVD); Classificação etária: M/12 anos.
JOHN FORD
(1894-1973)
Sean
Aloysius O'Fearna,
também conhecido por John Martin Feeney ou Jack Ford, mas imortalizado como John Ford,
nasceu a 1 de Fevereiro de 1894, em Cape Elizabeth, Maine, EUA, e faleceu a 31
de Agosto de 1973, com 79 anos, em Palm Desert, Califórnia, EUA. Descendente de
irlandeses, filho de John Augustine Feeney e Barbara "Abbey" Curran,
tornou essa influência particularmente visível em muitos dos seus filmes,
alguns mesmo ambientados na Irlanda, mas igualmente no seu nome. Nasceu John
Martin Feeney, durante grande parte da juventude foi conhecido por John
Augustine Feeney, no passaporte constava Sean Aloysius O’Feeney, dado que optara
pelo nome Aloysius quando fez o Crisma, assinou no início da sua contribuição
no cinema, nomeadamente como actor, como Jack Ford, e finalmente John Ford.
Viveu durante a
juventude em Portland, conduziu uma carroça de peixe, fez distribuição de
calçado, andou pelos rudimentos da publicidade, e à noite apaixonou-se pelo
teatro, em pequenas tarefas no Teatro Jefferson. Estudou na Portland High
School, e transferiu-se para a Califórnia onde começou a trabalhar para o
irmão mais velho, Francis Ford, actor e realizador, na produção de filmes e
como actor. Em 1915, aparece como figurante, um homem da KKK, no
filme de D.W. Griffith “The Birth of a Nation”. Mas interpretou dezenas de
outros títulos e dirigiu cerca de três dezenas de filmes. Sempre como Jack
Ford. Só em 1923, na obra “Camo Kirby”, passou a dirigir e assinar como John
Ford. “The Iron Horse”, de 1924, é o seu primeiro grande triunfo como
realizador. Quando lhe perguntaram qual a sua profissão, dizia simplesmente “I
make western” e foi realmente com os westerns que se tornou popular, ele e o
seu actor preferido, John Wayne. São dezenas as suas obras-primas concebidas neste género,
que Andre Bazin considerava
“o cinema americano por excelência”, como “Stagecoach”, “Fort Apache”, “My Darling
Clementine”, “The Searchers”, “The Man Who Shot Liberty Valance” ou “Cheyenne
Autumn”. Mas assinou outras tantas obras-primas noutros géneros: “ The Grapes of Wrath”, “How Green Was My
Valley”, “The Quiet Man” ou “The Last Hurrah”, para só citar algumas.
Ingmar
Bergman disse que ele “o maior
realizador do mundo”,
Frank Capra chamou-o “o rei dos realizadores”, Jean Renoir afirmou, depois de
ver um filme dele, “que aprendera muito, que aprendera sobretudo como não
colocar a minha câmara”, e, entre dezenas de outros elogios, Orson Welles
concluiu: “Eu admiro muito os velhos realizadores, e refiro-me a John Ford,
John Ford e John Ford”.
Ganhou o
Oscar de Melhor Realizador, em 1935,
com “The Informer”,
em 1940 com “The Grapes of Wrath”, em 1941, com “How Green Was My Valley”,
em 1952, com “The Quiet Man”.
Conquistou o Oscar de Melhor Filme, em 1941, com “How Green Was My Valley”. Logrou ainda
Oscars como Melhor Director de documentários em 1942 (“The Battle of Midway”) e
1943 (“December 7th”).
Teve algumas outras nomeações.
Senhor de
um estilo pessoalíssimo, fez dos
grandes espaços o seu cenário
de eleição, da amizade e da camaradagem valores seguros, da coragem e da
verticalidade exemplos de comportamento. Estóico e abnegado nos seus heróis,
transmitiu o melhor da sociedade norte-americana, não hesitando em criticar
vícios e defeitos. Compunha as suas imagens de forma perfeita, foi um padrão de
um classicismo sempre
Casou com
Mary McBryde Smith, em 1920, casamento
que se prolongou até à sua morte, apesar de constarem muitas relações
extraconjugais ao longo da sua vida. Encontra-se sepultado no Cemitério Santa
Cruz, Culver City, Los Angeles, Califórnia.
Filmografia:
1914: Lucille
Love, Girl of Mystery, de Francis Ford (actor)
1914: The
Mysterious Rose, de Francis Ford (curta-metragem) (actor)
1915: The
Broken Coin (actor)
1915: The Doorway of Destruction, de Francis Ford (curta-metragem)
(actor
- assistente de realização)
1915: The Birth of a Nation (O
Nascimento de uma
Nação), de David
W. Griffith (figurante)
1915: The
Hidden City , de Francis Ford (curta-metragem)
(actor)
1915: Three
Bad Men and a Girl, de Francis Ford (actor)
1916: The
Bandit's Wager (curta-metragem) (actor)
1916: Chicken-Hearted
Jim, de Francis Ford (curta-metragem) (actor)
1916: The
Lumber Yard Gang, de Francis Ford (curta-metragem) (actor)
1916:
Peg O'the Ring, de Francis Ford (actor)
1917: Bucking
Broadway (realizador)
1917: Cheyenne 's Pal (realizador
- história)
1917: A
Marked Man (realizador)
1917: The
Scrapper (realizador – actor - argumentista)
1917: The
Secret Man (realizador)
1917: The
Soul Herder (realizador)
1917:
Under Sentence, de Edward Feeney (actor)
1917: Straight Shooting
(realizador)
1917: The Tornado (realizador -
actor
- argumentista)
1917: The Trail of Hate, de Francis Ford (co-realizador-
actor - argumentista)
1918: Delirium (realizador-
argumentista - história)
1918: Hell Bent (realizador-
argumentista- história)
1918: The
Phantom Riders (Realizador)
1918: The
Scarlet Drop (realizador- História)
1918: Thieves'
Gold (realizador)
1918:
Three Mounted Men (realizador- Produtor)
1918:
Wild Women (realizador)
1918: A
Woman's Fool (realizador)
1919: Bare Fists (realizador)
1919: By Indian Posts
(curta-metragem) (realizador)
1919: A Fight For Love
(Barranco do Diabo) (realizador)
1919:
The Fighting Brothers (curta-metragem) (realizador)
1919: A
Gun Fightin' Gentleman (realizador-história)
1919:
Gun Law (curta-metragem) (realizador)
1919:
The Gun Pusher (realizador-história)
1919:
The Last Outlaw (curta-metragem) (realizador)
1919:
The Outcasts of Poker Flat (realizador)
1919:
The Rider of the Law (realizador)
1919: Riders of Vengeance
(realizador-história)
1919: Roped (Esposa por Anúncio) (realizador)
1919:
The Rustlers (realizador)
1920:
The Big Punch (realizador-argumentista)
1920:
The Girl in Number 29 (realizador)
1920:
Hitchin' Posts (realizador)
1920:
Just Pals (realizador)
1920:
Marked Men (realizador)
1920:
The Prince of Avenue A (realizador)
1920: Under Sentence
(realizador-história)
1921: Action (realizador)
1921: Desperate Trails
(realizador)
1921: The Freeze Out
(realizador)
1921: Jackie (realizador)
1921: Sure Fire
(realizador-produtor)
1921:
The Wallop (produtor)
1922:
Little Miss Smiles (realizador)
1922: Nero (realizador)
1922: Silver Wings, de Edward
Carewe (co-realizador)
1922: The Village Blacksmith (O
Ferreiro da Aldeia) (realizador)
1923:
Three Jumps Ahead (realizador-argumentista)
1923:
The Face on the Barroom Floor (realizador)
A partir de “Cameo Kirby”, e até ao fim da sua carreira,
passa a utilizar o nome de John Ford e é sempre realizador, excepto quando
acumula outras funções)
1923: Cameo Kirby (Dama, Valete e Rei)
1923: Hoodman Blind (O Pecador Errante)
1923: North
of Hudson Bay (Ouro Sangrento)
1924: Hearts
of Oak
1924: The
Iron Horse (O Cavalo de Ferro)
1925: The
Fighting Heart
1925: Kentucky Pride
1925: Lightnin
1925: Thank
You
1926: The
Blue Eagle (A Águia Azul)
1926: The
Shamrock Handicap
1926: Three
Bad Men (Três Homens Maus)
1926: What
Price Glory?
1927: Seventh
Heaven
1927: Upstream
1928: Four Sons (Os Quatro Filhos)
1928: Hangman's House ( ? A Casa do Carrasco)
1928: Mother
Machree (Minha Mãe)
1928: Napoleon's
Barber
1928: Riley
the Cop
1929: Big
Time (actor)
1929: The
Black Watch
1929: Salute
1929: Strong
Boy
1930: Born
Reckless
1930: Men
Without Women (Submarino S-13) (história)
1930: Up
the River
1931: Arrowsmith
1931: The
Brat
1931: Seas
Beneath
1932: Air
Mail (Correio Aéreo)
1932: Flesh
(Carne) (produtor)
1933: Dr.
Bull
1933: Pilgrimage (Peregrinação)
1934: Judge Priest
1934. The Lost Patrol (A Patrulha Perdida)
1934: The
World Moves On (O Mundo Em Marcha)
1935: The
Informer (O Denunciante)
1935: Steamboat
'Round the Bend
1935: The
Whole Town 's Talking (Não se Fala noutra
Coisa)
1936: The
Last Outlaw, de Christy Cabanne (co-realizador- história)
1936: Mary
of Scotland
(Maria Stuart, Rainha da Escócia)
1936: The
Plough and the Stars (A Primeira Batalha)
1936: The
Prisoner of Shark
Island (O Prisioneiro da
Ilha dos Tubarões)
1937: The
Hurricane (O Furacão)
1937: Wee
Willie Winkie (Shirley, Soldado da Índia)
1938: The
Adventures of Marco Polo, de Archie Mayo (co-realizador não creditado no
genérico)
1938: Four
Men and a Prayer (O Juramento dos Quatro)
1938: Submarine Patrol (Esquadra Heróica)
1939: Drums Along the Mohawk (Ouvem-se Tambores ao Longe)
1939: Stagecoach
(Cavalgada Heróica)
1939: Young
Mr. Lincoln (A Grande Esperança)
1940: The
Grapes of Wrath (As Vinhas da Ira)
1940: The
Long Voyage Home (Tormenta a Bordo)
1941: How
Green Was My Valley (O Vale era Verde)
1941: Sex Hygiene (curta-metragem)
1941: Tobacco Road (A Estrada do Tabaco)
1942: The Battle of Midway (documentário) (autor do
comentário, realizador, director de fotografia e montador)
1942: Torpedo Squadron
(curta-metragem)
1943: December 7th
(curta-metragem)
1943: We
Sail at Midnight (curta-metragem)
1945: They Were Expendable (Homens para Queimar)
(produtor)
1946: My Darling Clementine (A Paixão dos Fortes)
1947: The Fugitive (O Fugitivo) (produtor)
1948: 3 Godfathers (Os Três Padrinhos)
1948: Fort Apache (Forte Apache) (produtor)
1949: Everybody
Does It (actor)
1949: Mighty
Joe Young, de Ernst B. Schoedsack (produtor)
1949: Pinky, de Elia Kazan (co-realizador, não creditado
no genérico)
1949: She Wore a Yellow Ribbon (Os Dominadores)
(produtor)
1950: Rio Grande (Rio Grande) (produtor)
1950: Wagon
Master (A Caravana Perdida) (produtor)
1950: When
Willie comes Marching Home
1951: Bullfighter
and the Lady, de Budd Boeticcher (montador não creditado)
1951: This
Is Korea
1952: The
Quiet Man (O Homem Tranquilo) (produtor)
1952: What
Price Glory?
1953: Hondo (Hondo), de John Farrow (realizador de 2ª
unidade)
1953: Mogambo (Mogambo)
1953: The Sun Shines Bright (O Sol Nasce para Todos)
(produtor)
1955:
The Long Gray Line (Uma Vida Inteira)
1955:
The Bamboo Cross (TV)
1955:
Rookie of the Year (TV)
1955: Mister
Roberts (Mister Roberts)
1955: The
Red, White and Blue Line (curta-metragem)
1956: The
Searchers (A Desaparecida)
1957: The
Growler Story (curta-metragem)
1957: The
Rising of The Moon
1957:
The Wings of Eagles (A Águia Voa ao Sol)
1958:
Gideon of Scotland Yard/Gideon's Day (Um Crime por Dia) (produtor)
1958:
The Lady Takes a Flyer
1958: The Last Hurrah (O Último Hurrah) (produtor)
1958: So Alone (curta-metragem)
1959: The Horse Soldiers (Os Cavaleiros)
1959: Korea (curta-metragem) (documentário) (produtor)
1960:
Sergeant Rutledge (O Sargento Negro)
1960: The Alamo (Alamo), de John Wayne (co-realiador, não
creditado no genérico)
1960:
The Colter Craven Story (TV)
1961:
Two Rode Together (Terra Bruta)
1962:
How The West Was Won (A Conquista do Oeste) (co-realizador) (episódio “The
Civil War”; George Marshall e Henry Hathaway foram os outros realizadores
1962:
The Man Who Shot Liberty
Valance (O Homem que Matou Liberty Valance)
1962: Flashing Spikes (TV)
1963: Donovan's Reef (A Taberna do Irlandês) (produtor)
1964: Cheyenne Autumn (O Grande
Combate)
1965: Young Cassidy (realizador de algumas sequências;
Jack Cardiff assina)
1966: 7 Women (Sete Mulheres)
1970: Chesty: A Tribute to a Legend (documentário) (TV)
1971: Directed by John Ford, de Peter Bogdnanovich
(documentário) (actor)
1971:
The American West of John Ford, de Dennis Sanders (documentário)
(produtor-actor)
1971: Vietnam! Vietnam! (documentário) (produtor
executivo)
1973:
The American Film Institute Firs Annual Life Achievement Award (documentário)
(Produção de George Stevens, Jr.)
1974:
John Ford: Memorial Day 1970, de Mark Haggart (documentário)
1990: Hollywood Mavericks (documentário)
HENRY
FONDA (1905-1982)
Henry
Jaynes Fonda nasceu a 16 de Maio de 1905, em Grand Island, Nebraska, EUA, e
faleceu a 12 de Agosto de 1982, com 77 anos, em Los Angeles, Califórnia, EUA.
Foi filho de Elma Herberta Jaynes e William Brace Fonda, de origem holandesa.
Estudou Jornalismo na Universidade de Minnesota, e abandonou o curso no segundo
ano. Em 1925, quando trabalhava numa empresa em Omaha foi convidado para
protagonista de uma produção amadora da Omaha Community Playhouse. O seu
primeiro papel profissional em palco foi na peça “You and Me”, de Philip Barry.
Em 1929, agora num teatro de Manhattan, Nova Iorque, o University Players Guild,
apareceu em “Devil and the Cheese”, ao lado de Margaret Sullavan, com quem
casou dois anos depois. Rapidamente partiu para Hollywood, dando-se a estreia
no cinema no filme “The Farmer Takes a Wife”. Em 1936, volta a casar, desta
feita com Frances Seymour Brokwaw, americana rica e divorciada com quem teve
dois filhos, que viriam igualmente a ser actores, Jane Fonda e Peter Fonda. O
casamento terminou tragicamente em 1950, com o suicídio de Frances após um
colapso nervoso. Antes da II Guerra Mundial, onde participou, já tinha no
activo vários grandes sucessos, como “Jezebel”, “Jesse James”, “Drums Along the
Mohawk” e “The Grapes of Wrath”, com o qual foi nomeado para o Oscar de Melhor
Actor.
Volta
ao cinema e ao teatro depois de concluído o conflito armado, e sucedem-se um
número infinito de triunfos. Toda a sua extensa filmografia está repleta de
grandes obras e extraordinários desempenhos seus. Viria a ganhar o Oscar em
1981, com “On Golden Pond”, que ganharia igualmente o Golden Globe. Em 1980
foi-lhe atribuído o Prémio Cecil B. DeMille pelo conjunto de sua obra, pela
Associação dos Críticos Estrangeiros de Hollywood. Com “12 Angry Men”
conquistaria o “Urso de Ouro”, em 1957, no festival de Berlim.
Casou
ainda mais três vezes: com Susan Levine Blanchard, em 1950, em 1957, com Adera
Franchetti e, em 1965, com Shirlee Mae Adams, casamento que se manteve até á
morte do actor em Agosto de 1982, vitima de doença de coração. Uma das suas
netas, Bridget Fonda, manteve a tradição da família, sendo actriz.
Filmografia
1935: The Farmer Takes a Wife (A Noiva do Camponês),
de Victor Fleming
1935: Way Down East, de Henry King
1935: I Dream Too Much (A Voz do Amor), de John
Cromwell
1936: Spendthrift, de Raoul Walsh
1936: The Trail of the Lonesome Pine (A Filha do Bosque
Maldito), de Henry Hathaway
1936: The Moon's Our Home (Vivendo na Lua), de William
A. Seiter
1937:
You Only Live Once (Só Vivemos Uma Vez), de Fritz Lang
1937: Wings of the Morning (Nobreza Cigana), de Henry
Schuster
1937: Slim, de Ray Enright
1937: That Certain Woman (Cinzas do Passado), de
Edmund Goulding
1938:
I Met My Love Again (Não Há Amor como o Primeiro), de A. Ripley e Joshua Logan
1938:
Jezebel (Jezebel, a Insubmissa), de William Wyler
1938:
Blockade (Bloqueio), de William Dieterle
1938:
Spawn of the North (Lobos do Norte), de Henry Hathaway
1938:
The Mad Miss Manton (Oito Raparigas e Um Crime), de L. Jason
1939:
Jesse James (A Justiça de Jesse James), de Henry King
1939: Let Us Live! (Deixem-me Viver!), de John Brahan
1939: The Story of Alexander Graham Bell (O Grande
Milagre), de Inving Cummings
1939: Young Mr. Lincoln (A Grande Esperança), de John
Ford
1939: Drums Along the Mohawk (Ouvem-se Tambores ao
Longe), de John Ford
1940: The Grapes of Wrath (As Vinhas da Ira), de John
Ford
1940: The Return of Frank James (O Regresso de Frank
James), de Fritz lang
1940:
Lillian Russell (A Rainha da Canção), de Inving Cummings
1941:
The Lady Eve (As Três Noites de Eva), de Preston Sturges
1941:
Chad Hanna (A Tentação do Circo), de Henry King
1941: You Belong to Me (Pertences-me), de Wesley
Ruggles
1941: Wild Geese Calling (Livre como o Vento), de John Brahan
1942: Rings on Her Fingers (Dedos sem Anéis), de
Roboun Mamoulian
1942:
The Male Animal (Assim é que Elas Gostam), de Elliott Nugent
1942:
The Magnificent Dope (O Magnífico Preguiçoso), de Walter Lang
1942:
Tales of Manhattan (Seis Destinos), de Julien Duvivier
1942:
The Big Street (Um Caso de Amor), de Irving Reis
1943: Immortal Sergeant (Sargento Imortal), de John M.
Stahl
1943: The Ox-Bow Incident (Consciências Mortas), de
William A. Wellman
1946: My Darling Clementine (A Paixão dos Fortes), de
John Ford
1947:
The Long Night (Sob o Manto da Noite), de Anatole Litvak
1947:
The Fugitive (O Fugitivo), de John Ford
1947:
Daisy Kenyon (Entre o Amor e o Pecado), de Otto Preminger
1948:
On Our Merry Way (Tudo Pode Acontecer), de King Vidor e Leslie Fenton, com
cenas adicionais de George Stevens e John Huston
1948: Fort Apache (Forte Apache), de John Ford
1949:
Jigsaw (Uma Loira com Dois Corações), de F. Markle
1951:
Benjy (curta-metragem) (narrador)
1955:
Mister Roberts (Mister Roberts), de John Ford e Mervin Le Roy
1955:
Producers' Showcase (série de TV)
1955:
General Electric Theater (série de TV)
1953:
Medallion Theatre (série de TV)
1956:
War and Peace (Guerra e Paz), de King Vidor
1956: The Wrong Man (O Falso Culpado), de Alfred
Hitchcock
1957:
12 Angry Men (Doze Homens em Fúria), de Sidney Lumet
1957:
The Tin Star (Sangue no Deserto), de Anthony Mann
1958:
Rangers of Yellowstone (curta-metragem) (narrador)
1958:
Stage Struck (Lágrimas da Ribalta), de Sidney Lumet
1959:
Warlock (O Homem das Pistolas de Ouro), de Edward Dmytryck
1959: The Man Who Understood Women (O Homem que
compreendia as Mulheres), de Nunally Johnson
1959-1961: The Deputy (série de TV)
1962: The Good Years, de Franklin J. Schaffner
1962:
San Francisco Fire (curta-metragem) (narrador)
1962: Advise & Consent (Tempestade Sobre
Washington), de Otto Preminger
1962: The Longest Day (O Dia Mais Longo), de Ken
Annakin, Andrew Marton, Bernhard Wicki e Darryl F. Zanuck
1962: How the West Was Won (A Conquista do Oeste), de
Sergio Leoni
1963: The Dick Powell Show (série de TV)
1963:
Spencer's Mountain (Os Nove Irmãos), de Delmer Daves
1964: The Best Man (Os Candidatos), de Franklin J.
Schaffner
1964:
Sex and the Single Girl (A Solteira e o Atrevido), de Richard Quine
1964:
Fail Safe (Missão Suicida), de Sidney Lumet
1965:
The Rounders (2 Incorrigíveis Teimosos), de Burt Kennedy
1962:
In Harm's Way (A Primeira Vitória), de Otto Preminger
1962:
The Dirty Game (Guerra Secreta), de Terence Young, Carlo Lizzani e Christian
Jacques
1962: Battle
of the Bulge (A Batalha das Ardenas), de Ken Annakin
1966: A Big Hand for the Little Lady (Todos contra
um), de Fielder Cook
1966:
NBC White Paper (série de TV)
1967: All About People (curta-metragem) (narrador)
1967:
Welcome to Hard Times (O Homem Com a Morte nos Olhos), de Burt Kennedy
1967: Stranger on the Run, de Donald Siegel (TV)
1967:
Firecreek (A Hora da Fúria), de Vincent McEveety
1968: Madigan (Madigan), de Donald Siegel
1968:
Yours, Mine and Ours (Os Teus, os Meus e os Nossos), de Melville Shavelson
1968:
The Boston Strangler (O Estrangulador de Boston), de Richard Fleischer
1968:
Once Upon a Time in the West (Aconteceu no Oeste), de Sergio Leone
1968: Pat Paulsen for President (TV) (narrador)
1969: An Impression of John Steinbeck: Writer
(narrador)
1970: The Bill Cosby Show (série de TV)
1970: Howdy, de Seymour Berns (TV)
1970:
Too Late the Hero (Assim Nasce um Herói), de Robert Aldrich
1970:
The Cheyenne Social Club (Um Clube só para Cavalheiros), de Gene Kelly
1970: There Was a Crooked Man. .. (O
Réptil), de Joseph L. Mankiewicz
1971: Sometimes a Great Notion (Os Indomáveis), de
Paul Newman
1971-1972: The Smith Family (série de TV)
1973: The Red Pony, de Robert Totten (TV)
1973: Le Serpent ou Night Flight from Moscow (A Serpente de
Ouro), de Henry Verneuil
1973: The Alpha Caper, de Robert Michael Lewis (TV)
1973: Ash Wednesday, de Larry Peerce
1973:
My Name Is Nobody (O Meu Nome é Ninguém), de Tonino Valeri
1974: Mussolini: Ultimo atto (Mussolini, Último Acto), de
Carlo Lizzani
1974: Clarence Darrow, de John Rich (TV)
1976: Collision Course: Truman vs. MacArthur, de
Anthony Page (TV)
1976: Almos' a Man, de Stan Lathan
1976: Midway (Batalha de Midway), de Jack Smight
1976: Captains and the Kings (série de TV)
1977: Soldier's Home, de Robert Young (TV)
1977:
Tentacles (Tentáculos), de Ovidio G. Assonitis
1977:
Rollercoaster (A Montanha Russa), de James Goldstone
1977: The Last of the Cowboys, de John Leone
1978: Battle Force (O Grande Ataque), de Umberto Lenzi
1978: Home to Stay, de Delbert Mann (TV)
1978:
Fedora (O Segredo de Fedora), de Billy Wilder
1978: The Swarm (O Enxame), de Irwin Allen
1978: A Special Sesame Street Christmas, de
1980: The Jilting of Granny Weatherall (TV) (narrador)
1979:
Family (série de TV)
1979:
City on Fire (Cidade em Chamas), de Alvin Rakoff
1979:
Wanda Nevada, de Peter Fonda
1979:
Meteor (Meteoro), de Ronald Neame
1980: The Jilting of Granny Weatherall, de Randa
Haines (narrador)
1980: The Oldest Living Graduate, de Jack Hofsiss (TV)
1980: Gideon's Trumpet, de Robert L. Collins (TV)
1981: On Golden Pond (A Casa do Lago), de Mark Rydell
1981: Summer Solstice, de Ralph Rosenblum (TV)
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