domingo, 2 de fevereiro de 2014

SESSÃO 18: 10 DE FEVEREIRO DE 2014


TER OU NÃO TER (1944)

“Ter ou Não Ter” reúne um conjunto de elementos fabulosos que fazem com que este seja um dos grandes clássicos do cinema norte-americano da década de 40, um dos filmes míticos de um dos maiores cineastas de toda a história do cinema, uma das obras mais fascinantes de Bogart, mas não só.
Como sempre, o acaso ajudaria à festa: foi durante a preparação de “To Have and Have Not” que Humphrey Bogart, então no auge da sua carreira, encontraria a estreante Lauren Bacall, surgindo entre os dois uma fulgurante história de amor que se reflecte no próprio filme, inundando-o de paixão e de um erotismo envolvente.
A história prolonga de certa forma os contornos de “Casablanca”, filme rodado três anos antes e que tivera um sucesso público que obrigara a várias tentativas de o repetir. “Passagem para Marselha”, de 1944, que reunira quase toda a equipa de “Casablanca”, fora uma delas. Com muito melhores resultados, e sem procurar repetir a fórmula, mas inspirando-se obviamente nela, “Ter ou Não Ter”, de 1944, resultou em cheio. Até porque tudo se adaptava admiravelmente à personalidade e ao estilo criado e desenvolvido por Bogart, a partir do momento em que se impôs como actor principal da Warner Brothers.

Atente-se em como o esquema é semelhante ao de “Casablanca”: Harry Morgan, personagem interpretado por Bogart, vive na Martinica e tem uma pequena embarcação. Estamos em plena II Guerra Mundial, verão de 1940, a França acabara de se render aos nazis, e, um dia, o dono do hotel local tenta convencer Harry a alugar o seu barco a um elemento importante da resistência francesa. Mas Harry quer manter-se distante da política e recusa a cedência. É então que surge uma jovem americana que se atravessa na história, numa altura em que o resistente francês é descoberto e ferido. E a bela Lauren Bacall acaba com a neutralidade de um duro, cujo passado terá certamente muito para contar, levando-o a intervir deliberadamente na História...
Entre “Casablanca” e “To Have and Have Not” existe um oceano de semelhanças: ambientes exóticos, a II Guerra Mundial como pano de fundo, em território francês ocupado, um bar e um pianista, um herói retirado da luta, e algo cínico quanto à possibilidade de uma acção individual, uma casal de resistentes em dificuldades, e muitos actores e situações que passam de uma obra para a outra. Afortunadamente, o charme e a sedução mantêm-se inalteráveis.

Admiravelmente contado pela câmara de Howard Hawks, com uma notável economia de meios, “Ter ou Não Ter” parte de uma obra de Ernest Hemingway, adaptada ao cinema por William Faulkner e Jules Furthman. Parece que a adaptação resultou de uma feliz aposta: Hawks jurou que era capaz de fazer um bom filme do pior romance de Hemingway. Jurou e cumpriu. A escrita concreta e sucinta de ambos, o estilo discreto e eficaz de Howard Hawks, a representação sóbria, mas irónica e distanciada dos actores, tudo isto faz de “To Have or Have Not” um clássico imprescindível. A fotografia de Sidney Hickox, num majestoso preto e branco que sublinha admiravelmente a fotogenia dos actores, é um ponto a ter em conta. Mas a beleza estonteante dessa caloira Bacall não pode ser distanciada deste sucesso, nem a exuberante faísca que salta do encontro dela com Bogey. Depois de “Ter ou Não Ter”, assobiar nunca voltaria a ser o mesmo e todos os homens anseiam por uma mulher que pergunte se “alguém tem um fósforo”, mesmo em período de proibição.
Finalmente, fica uma dúvida: “Nunca foste mordido por uma abelha morta?”

TER OU NÃO TER
Título original: To Have and Have Not
Realização: Howard Hawks (EUA, 1944); Argumento: Jules Furthman, William Faulkner, (Cleve F. Adams, Whitman Chambers), segundo romance de Ernest Hemingway; Produção: Howard Hawks, Jack L. Warner; Música: William Lava, Franz Waxman; Fotografia (p/b): Sidney Hickox; Montagem: Christian Nyby; Direcção artística: Charles Novi; Decoração: Casey Roberts; Guarda-roupa: Milo Anderson; Maquilhagem: Perc Westmore, Joe Stinton, Edith Westmore; Direcção de produção: Chuck Hansen, Eric Stacey; Assistentes de realização: David Klegman, Russell Llewellyn, Don Siegel, Jack Sullivan, Robert Vreeland; Departamento de arte: John More; Som: Oliver S. Garretson; Efeitos especiais: Roy Davidson, Rex Wimpy; Efeitos visuais: Paul Detlefsen; Companhias de produção: Warner Bros.-First National Pictures; Intérpretes: Humphrey Bogart (Harry 'Steve' Morgan), Walter Brennan (Eddie), Lauren Bacall (Marie 'Slim' Browning), Dolores Moran (Mme. Hellene de Bursac), Hoagy Carmichael (Cricket), Sheldon Leonard (Coyo), Walter Szurovy (Paul de Bursac), Marcel Dalio (Gerard / Frenchy), Walter Sande, Dan Seymour, etc. Duração: 100 minutos; Distribuição em Portugal: Warner Bros. (DVD); Classificação etária: M/ 12 anos..

HOWARD HAWKS (1896 – 1977)
Howard Winchester Hawks nasceu em Goshen, Indiana, EUA, a 30 de Maio de 1896 e viria a falecer em Palm Springs, Califórnia, EUA, 26 de Dezembro de 1977, vítima de uma aparatosa queda em sua casa.
Antes de se estrear como realizador, em 1927, desempenhou diversas profissões. Foi motorista de caminhão, piloto, ascensorista, depois, já dentro do ramo do cinema, foi montador e argumentista. Como director, de um classicismo formal inimitável, passou por quase todos os géneros, sempre com igual competência e eficácia, e um talento, uma sensibilidade e uma ironia fora de comum. “Fizeram-me Passar por Mulher”, “Scarface, o Homem da Cicatriz”, “Século XX”, “Duas Feras”, “Paraíso Infernal”, “O Grande Escândalo”, “Sargento York”, “Bola de Fogo”, “Águias Americanas”, “Ter ou Não Ter”, “À Beira do Abismo”, “O Rio Vermelho”, “Rio Bravo”, “Eldorado” ou “Rio Lobo” são obras marcantes na sua filmografia de 42 títulos, alguns dos quais terminados por outros. Casado com Ella Rice (1925 - 1929) e Jean Peters (1957 - 1971).

Filmografia: 
1926: The Road to Glory
1926: Fig Leaves (A Tentação de Eva)
1927: The Cradle Snatchers
1927: Paid To Love (O Príncipe que Nunca Amou)
1928: Fazil (O Príncipe Fazil)
1928: A Girl in Every Port (Uma Rapariga em Cada Porto)
1928: The Air Circus
1929: Trent's Last Case
1930: The Dawn Patrol (A Patrulha da Alvorada)
1931: The Criminal Code (não creditado)   
1931: Scarface / Scarface, Shame of the Nation (Scarface, O Homem da Cicatriz) 
1932: The Crowd Roars (Herois da Pista)
1932: Tiger Shark (O Tigre dos Mares)
1932: La Foule Hurle
1933: Today We Life (A Vida É o Dia de Hoje)
1933: The Prizefighter and the Lady (As Mulheres e o Ídolo) (não creditado)   
1934: Viva Villa! (Viva Villa!) (não creditado)
1934: Twentieth Century (Século Xx)
1935: Barbary Coast (A Cidade sem Lei)
1936: Ceiling Zero (Entre Núvens)
1936: The Road to Glory (A Grande Ofensiva)
1936: Come and Get It (Pai Contra Filhos)
1938: Bringing Up Baby (Duas Feras)
1938: Only Angels Have Wings (Paraíso Inferno)
1940: His Girl Friday (O Grande Escândalo) 
1940/43: The Outlaw (A Terra dos Homens Perdidos)
1941: Sergeant York (Sargento York)
1941: Ball of Fire (Bola de Fogo)
1943: Air Force (Águias Americanas)
1943: The Outlaw (A Terra dos Homens Perdidos) (não creditado)
1943: Corvette K-225 (Corveta -225) (não creditado)
1944: To Have and Have Not (Ter ou Não Ter)
1946: The Big Sleep (À Big Sleep)
1948: Red River (Rio Vermelho)
1948: A Song Is Born (O Professor de Música)
1949: I Was a Male War Bride (Fizeram-me Passar por Mulher)
1951: The Thing (From Another World) (A Ameaça) (não creditado)
1952: The Big Sky (Céu Aberto)
1952: Monkey Business (A Culpa Foi do Macaco)
1952: O'Henry's Full House (Páginas da Vida) / Episódio The Ransom of Red  Chief
1953: Gentlemen Prefer Blodes (Os Homens Preferem as Loiras)
1955: Land of the Pharaohs (A Terra dos Faráos)
1959: Rio Bravo (Rio Bravo)
1962: Hatari! (Hatari!)
1964: Man's Favorite Sport? (O Desporto Favorito dos Homens)
1965: Red Line 7000 (Traço Vermelha 7000)
1966: El Dorado (El Dorado)
1970: Rio Lobo (Rio Lobo)

LAUREN BACALL (1924 - )
Lauren Bacall, de seu nome verdadeiro Betty Joan Perske, nasceu a 16 de Setembro de 1924, na cidade de Nova Iorque, EUA. Oriunda de uma família de judeus, o pai, William Perske, nascido na Polónia, a mãe, Natalie Weinstein Bacal, na Roménia, a jovem Betty teve uma infância discreta, nos bairros de Nova Iorque, onde o pai era vendedor e a mãe secretária. Com seis anos de idade o divórcio do casal leva-a ficar com a mãe. Estudou dança, foi modelo, chegou a ter aulas na Academia Americana de Artes Dramáticas e iniciou-se no teatro, na Broadway, em 1942, como o nome de Betty Bacall, na peça “Johnny Two By Four”. Uma foto sua, aparecida no “Harper's Bazaar”, interessou Slim Keith, mulher de Howard Hawks, que a mostrou ao cineasta, na altura em que este procurava actriz para o seu novo projecto, “Ter ou Não Ter”. Este convidou-a a fazer um teste em Hollywood, quando ela contava apenas 17 anos. Foi aceite, passou a usar Lauren como nome próprio, e foi baptizada por Hawks com o diminutivo de "Slim", que a torna célebre no seu filme de estreia. Hawks ensinou-a ainda a tirar partido do seu rosto e cabelo, o que permitiu criar o chamado “look” de Bacall que não mais a deixaria. Bogart, então casado com Mayo Methot, não resistiu ao pedido de lume de Bacall e pouco depois assobiava-lhe para sempre. Formaram um dos casais mais sedutores de Hollywood, depois de casados. Depois do seu brilhante trabalho em “To Have and Have Not” (1944), surgiram ambos em “The Big Sleep” (1946), “Dark Passage” (1947) e “Key Largo” (1948), outros sucessos retumbantes. Iniciava-se assim uma carreira notável, no cinema, no teatro e na televisão. Os prémios e honrarias multiplicaram-se: em 1970, “Tony” para Melhor Actriz em “Applause”, e, em 1981, para “Woman of the Year”. Em 1997, em “The Mirror Has Two Faces”, de Barbra Streisand, ganhou um Globo de Ouro e um SAG e foi ainda nomeada para o Oscar de Melhor Actriz. Em 1993, conquistou um Globo de Ouro honorífico, pelo conjunto da sua obra, bem assim como um Oscar, em 2009. Escreveu “By Myself” (1978), Prémio Nacional para o Melhor Livro de Não-Ficção, “Now” (1994) e “By Myself and Then Some” (2004).

Filmografia
1944: To Have and Have Not (Ter ou não Ter), de Howard Hawks
1945: Confidential Agent, de Herman Shumlin
1946: The Big Sleep (À Beira do Abismo), de Howard Hawks
1947: Dark Passage (O Prisioneiro do Passado), de Delmer Daves
1948: Key Largo (Paixões em Fúria), de John Huston
1950: Young Man with a Horn (Duas Mulheres e Dois Destinos), de Michael Curtiz
1950: Bright Leaf (Fumos da Ambição), de Michael Curtiz
1953: How to Marry a Millionaire (Como Se Conquista Um Milionário), de Jean Negulesco
1954: Woman's World (O Mundo é das Mulheres), de Jean Negulesco
1955: The Cobweb (Paixões Sem Freio), de Vincente Minnelli
1955: Blood Alley (Aldeia em Fuga), de William A. Wellman
1955: Producers' Showcase (série de TV) – episódio The Petrified Forest
1956: Patterns (Os Gigantes Dominam), de Fielder Cook
1956: Written on the Wind (Escrito no Vento), de Douglas Sirk
1956: Blithe Spirit (teledramático)
1956: Ford Star Jubilee (série de TV) – episódio Blithe Spirit
1957: Designing Woman (A Mulher Modelo), de Vincente Minnelli
1958: The Gift of Love, de Jean Negulesco
1959: North West Frontier (Sangue Sobre a Índia), de J. Lee Thompson
1963: The DuPont Show of the Week (série de TV) – episódio A Dozen Deadly Roses
1963: Dr. Kildare (série de TV) – episódio The Oracle
1964: Shock Treatment, de Denis Sanders
1964: Sex and the Single Girl (A Solteira e o Atrevido), de Richard Quine
1964: Mr. Broadway (série de TV) – episódios Something to Sing About e Take a Walk Through a Cemetery
1965: Bob Hope Presents the Chrysler Theatre (série de TV) – episódio Double Jeopardy
1966: Harper (Harper, Detective Privado), de Jack Smight
1973: Applause (teledramático)
1974: Murder on the Orient-Express (Um Crime no Expresso do Oriente), de Sidney Lumet
1976: The Shootist (O Atirador), de Don Siegel
1978: Perfect Gentlemen (teledramático)
1979: The Rockford Files (série de TV) – episódios Lions, Tigers, Monkeys and Dogs: 1 e 2
1980: Health, de Robert Altman
1981: The Fan (O Admirador), de Ed Bianchi
1983: Parade of Stars (teledramático)
1988: Appointment with Death (Morte Entre as Ruínas), de Michael Winner
1988: Mr. North (Um Homem de Sonho), de Danny Huston
1989: Tree of Hands, de Giles Foster
1989: Dinner at Eight (teledramático)
1990: Misery (Misery - O Capítulo Final), de Rob Reiner
1990: The Real Story of the Three Little Kittens (video short)
1990: A Little Piece of Sunshine (teledramático)
1991: All I Want For Christmas (Aventura num Natal), de Robert Lieberman
1991: A Star for Two
1993: A Foreign Field
1993: A Star for Two, de Jim Kaufman
1993 Great Performances (série de TV) – episódio Leonard Bernstein: The Gift of Music - narradora
1993 Screen One (série de TV) – episódio A Foreign Field
1993 The General Motors Playwrights Theater (série de TV) – episódio The Parallax Garden
1993: The Portrait (teledramático)
1994: Prêt-à-Porter (Pronto-a-Vestir), de Robert Altman
1995: From the Mixed-Up Files of Mrs. Basil E. Frankweiler (teledramático)
1996: The Mirror Has Two Faces (As Duas Faces do Espelho), de Barbra Streisand
1996: My Fellow Americans (Politicamente... Incorrecto!), de Peter Segal
1997: Le jour et la nuit, de Bernard-Henri Lévy
1998: Chicago Hope (série de TV) – episódios Absent Without Leave e Risky Business
1999: Madeline: Lost in Paris, de Marija Miletic Dail - voz
1999: Diamonds, de John Mallory Asher
1999: The Venice Project, de Robert Dornhelm
1999: Too Rich: The Secret Life of Doris Duke (teledramático)
1999: Presence of Mind, de Antoni Aloy
2000: Scene by Scene (série de TV)
2003: The Limit, de Lewin Webb
2003: Dogville, de Lars von Trier
2004: Amália Traïda, de Francesco Vezzoli (curta-metragem)
2004: Hauru no ugoku shiro (O Castelo Andante), de Hayao Miyazaki - voz
2004: Birth (Birth - O Mistério), de Jonathan Glazer
2005: Manderlay, de Lars von Trier
2006: These Foolish Thing' (À Procura de Sucesso), de Julia Taylor-Stanley
2007: The Walker (O Acompanhante), de Paul Schrader
2008: Eve, de Natalie Portman (curta-metragem)
2008: Scooby-Doo and the Goblin King (vídeo) - voz
2009: Wide Blue Yonder, de Robert Young

2012: The Forger, de Lawrence Roeck

Sem comentários:

Enviar um comentário