quarta-feira, 18 de setembro de 2013

SESSÃO 2 (DUPLA): 14 DE OUTUBRO DE 2013



FRANKENSTEIN (1931)


“Frankenstein” é um dos temas mais glosados da mitologia fantástica. “Frankenstein: or the Modern Prometheus” (Frankenstein ou o Moderno Prometeu) foi uma criação romântica de uma jovem escritora inglesa, Mary Shelley, publicada, pela primeira vez, em 1831, em três volumes, sem indicação de autoria. A escritora tinha apenas 19 anos, chamava-se ainda Mary Wollstonecraft Godwin, e conta-se que, encontrando-se a passar o verão junto do lago Léman, juntamente com o futuro marido, Percy Bysshe Shelley, e ainda Lord Byron, John Polidori e outros escritores, se viram obrigados a permanecer fechados durante alguns dias, tendo então sido sugerido por Lord Byron que cada um deles deveria escrever uma história fantástica, tendo como inspiração as lendas alemãs de fantasmas. 
Mary Shelley foi das últimas a apresentar trabalho feito, mas a que mais lucrou com esse interlúdio de clausura. O seu romance, relatando as aventuras de Victor Frankenstein, um estudante de ciências naturais que constrói um monstro no seu laboratório, à revelia dos professores e do comum dos mortais, tornar-se-ia rapidamente uma das obras de maior projecção no campo da literatura fantástica de todos os tempos. A edição definitiva, já assinada pela autora, e publicada num único volume, aparece somente em 1831, e, sendo a terceira, é a considerada definitiva pelos estudiosos da obra.
O tema central é a desmedida soberba do Homem que se quer sobrepor a Deus e criar um ser seu semelhante. Tema de ressonâncias metafísicas, que tenta opor os limites da ciência à religião, mostrando os constrangimentos da primeira perante a grandiosidade da obra divina que ninguém deve contestar, sob pena de sofrer os efeitos da sua temeridade. É o que acontece com o jovem Victor Frankenstein, cuja “criatura” por si criada exorbitará da sua condição de ser “normal”, para se assumir como um perigoso assassino.
Acontece que, no filme de James Whale, o argumento de Francis Edward Faragoh & Garrett Fort, Robert Florey e John Russell (estes dois últimos não creditados), partindo da peça teatral de Peggy Webling, adaptada por John L. Balderston do romance de Mary Shelley, atenua em muito esta temeridade, dado que a “criatura” se mostra um autêntico assassino porque o ajudante de Henry Frankenstein que é incumbido de roubar um cérebro de uma aula de anatomia da universidade local, acaba por trocar o “normal” por um “anormal”, pertencente a um criminoso. Logo, nada nos diz que a experiencia não seria um sucesso total, se não tivesse existido esse prévio erro de casting de cérebros. No filme, tal como o caso nos é apresentado, e apesar de Henry Frankenstein se orgulhar de disputar a Deus a prerrogativa de criar vida, e de a moralidade da obra procurar sublinhar o facto de ele ser castigado por esse excesso, a verdade é que não se fica a saber se a experiência seria ou não um sucesso, não fora a troca de cérebros que tudo põe em causa.


De resto o filme, mantendo-se embora fiel ao essencial do romance, acaba por alterar em muito a intriga de Mary Shelley, condensando-a. No romance, por exemplo, toda a história é contada através de várias cartas de um tal capitão Robert Walton dirigidas a sua irmã. O capitão comanda uma expedição marítima que procura encontrar uma passagem para o Pólo Norte e, durante a permanência em território gelado, avista a “criatura” de Victor Frankenstein num trenó puxado por cães. O navio fica preso, mas, ao libertar-se do gelo, encontra vagueando numa ilha de gelo  o moribundo doutor Victor Frankenstein que, depois de recolhido e socorrido, narra a sua história ao referido capitão Walton, que por sua vez a transmite em cartas à sua irmã. Esta estrutura narrativa de intriga dentro de intriga desaparece do filme, que torna a trama muito mais linear.
O filme inicia-se por um curioso intróito, durante o qual o produtor Carl Laemmle Jr. alerta os espectadores para os perigos de assistirem à obra que a seguir será projectada, dada a natureza das suas imagens altamente impressionantes. Hitchcock “avant la lettre” ou a ideia onde se veio basear o mestre do suspense para muitas das suas imagens publicitárias posteriores.
Depois, a ameaça instala-se. As imagens são realmente impressionantes e pode dizer-se que nunca vistas por essa altura no cinema. Ao cair da noite, num lúgubre cemitério, procede-se ao enterro de alguém, enquanto, não muito longe, Henry Frankenstein (no filme chama-se Henry e não Victor) e o seu ajudante Fritz espreitam a altura propícia para desenterrarem o caixão e roubarem o corpo. “O cadáver está à espera de uma nova vida que vem aí”, explica Frankenstein. Aquele corpo só não é o bastante, e vão libertar da forca um outro. Falta o cérebro, que tem de estar em óptimas condições. Descreve-se a diferença entre o cérebro “normal” de uma pessoa de bem e o “anormal”, de um criminoso, o que prepara a troca efectuada por Fritz no laboratório da universidade de medicina.
Fica-se a saber que Henry Frankenstein se interessa particularmente por electrobiologia e que tem conduzido avançadas experiências num laboratório pessoal, numa fantasmagórica torre no alto de uma colina, encimada por um pára-raios que capta a electricidade necessária às suas práticas. Percebe-se ainda que interrompeu a colaboração com o professor Waldman que acha as suas tentativas altamente perigosas. Não se deve desafiar Deus. Entretanto, a namorada, Elizabeth, e o amigo Victor Moritz vivem preocupados com a obsessão de Henry Frankenstein e todos resolvem visitá-lo na sua torre, precisamente na noite de uma violenta tempestade, há muito aguardada e propícia à sua derradeira experiência. Finalmente a “criatura” será criada e com ela o “monstro”.


A primeira aparição do “monstro” é magnificamente encenada. Surge de costas, envolto numa névoa, volta-se lentamente e imaginamos o olhar estarrecido dos espectadores de 1931. Um rosto atravessado por cicatrizes, eléctrodos a saírem-lhe do pescoço, achatado na cabeça, olhar perdido e uma sensação de força desmedida e incontrolável. Tentam dominá-lo pelo fogo, oscilando uma tocha à sua frente, mas apenas provocam maior ira. Desencadeadas as forças do mal, ou do desconhecido, a “criatura” liberta-se, foge da torre, depois de assassinar Fritz. Vagueia pela paisagem bucólica e encontra, à beira de um lago, uma miudinha com quem brinca, trocando flores e lançando-as à água, onde ficam a boiar. A “criatura” oscila entre a inocência e a ameaça. Para ele, percebe-se, não há Bem nem Mal, existem apenas divertidos jogos de flores. A criança é uma flor que ele “jogará” no lago. Sem maldade, mas para profundo desespero do pai da criança, que levará ao colo o seu cadáver para a cidade, em busca de justiça.
De inocência em inocência, de pureza em pureza, sempre ameaçando os mais fracos, as crianças e as mulheres (mas também os fracos de espírito, como Fritz, ou os velhos, como o Prof. Waldman), a “criatura” entra pela janela do quarto de Elizabeth quando esta, no seu branco e impoluto vestido de noiva, de longa cauda, se prepara para ir ao encontro de Henry para a celebração do casamento. Atravessa salas, provocando um belíssimo efeito visual, e encontra o “monstro” que a rapta e a conduzirá a um velho moinho, cuja silhueta se recorta de um céu nocturno pejado de perigos. Como sempre, será o fogo purificador a encerrar a tragédia.
Estamos no território da iniciação. Foi por aqui, por estes tempos, que tudo começou. Foi com filmes como este “Frankenstein”, de James Whale, que se encontraram os efeitos chaves que mais tarde se tornariam os estereótipos de um género (e que tão bem foram parodiados por Mel Brooks no seu magnífico “Frankenstein Júnior”).
Com uma magnificência plástica invulgar, num preto e branco admirável, James Whale constrói uma obra-prima da mais pura emoção fantástica, com sequências inesquecíveis, personagens inolvidáveis que se tornaram modelos para o futuro. Por seu turno, Boris Karloff atinge a fama com a construção dessa personagem de “monstro” que mistura inocência e força bruta e não mais deixará de atormentar o sono de qualquer cinéfilo apreciador do fantástico. A figura do “monstro” é de tal forma obsessiva que acabará por roubar o nome ao seu criador.  Boris Karloff acabará por ser, para sempre, Frankenstein. Ou não fosse ele filho de Henry Frankenstein.

FRANKENSTEIN
Título original: Frankenstein
Realização: James Whale (EUA, 1931); Argumento: Francis Edward Faragoh & Garrett Fort, Robert Florey, John Russell (não creditados), segundo peça teatral de Peggy Webling, adaptada por John L. Balderston do romance de Mary Shelley; Música: Bernhard Kaun; Giuseppe Becce; Fotografia: Arthur Edeson, Paul Ivano; Montagem: Clarence Kolster; Direcção de arte: Charles D. Hall; Maquilhagem: Jack P. Pierce; Assistentes de realização: Joseph A. McDonough; Departamento de arte Companhia de produção: Universal Pictures;: Ed Keyes, Herman Rosse; Som: C. Roy Hunter, William Hedgcock; Efeitos especiais: John P. Fulton, Ken Strickfaden; Produção: E.M. Asher, Carl Laemmle Jr.; Intérpretes: Colin Clive (Henry Frankenstein), Mae Clarke (Elizabeth), John Boles (Victor Moritz), Boris Karloff (monstro), Edward Van Sloan (Dr. Waldman), Frederick Kerr (Barão Frankenstein), Dwight Frye (Fritz), Lionel Belmore (Herr Vogel, burgomestre), Marilyn Harris (Maria, a criança), Arletta Duncan, Francis Ford, Michael Mark, Pauline Moore, Cecilia Parker, Carl Laemmle (apresentador), etc. Duração: 71 minutos; Distribuição em Portugal: Humberto da Costa (cinema); Universal (DVD); Estreia em Portugal: S. Luiz, a 1 de Janeiro de 1933; Classificação etária: M/12 anos.

JAMES WHALE (1889-1957)
James Whale nasceu em Dudley, Inglaterra, a 22 de Julho, 1889. Foi o sexto de sete filhos de um casal, ele metalúrgico, ela enfermeira. Todos os irmãos se empregaram na indústria, mas James começou como sapateiro, antes de se inscrever num curso da Escola de Artes de Dudley (Dudley School of Arts and Crafts). Em Outubro de 1915, alistou-se no exército, no regimento de Worcestershire, participando na I Guerra Mundial, e foi feito prisioneiro em Agosto de 1917. Escrevia, desenhava e sentiu o apelo do palco. Terminada a guerra, volta para Birmingham e envereda por uma carreira teatral. Em 1928 dirige uma peça de R. C. Sherriff, “Journey's End”, com Laurence Olivier, então em início de carreira. A peça teve sucesso e a companhia mudou-se para o teatro de West End, desta feita com o actor Colin Clive no papel principal. Whale voltou a dirigir a versão que subiu aos palcos da Broadway e a adaptação para o cinema feita por Hollywood, tendo Colin Clive repetido seu papel no filme.
O grande momento de glória de James Whale no cinema terá sido na década de 30, quando realizou vários filmes de características fantásticas para a Universal Pictures: “Frankenstein” (1931), “The Old Dark House” (1932), “Bride of Frankenstein” (1935), “The Invisible Man” (1933), com excelentes resultados artísticos e de bilheteira.
Particularmente influenciado pelo cinema de alguns expressionistas alemães, nomeadamente F. W. Murnau, Whale ajudou a impor em Hollywood alguns actores ingleses, como Colin Clive, Boris Karloff, Gloria Stuart, Elsa Lanchester, e Claude Rains. Dirigiu ainda vários outros trabalhos interessantes, como “Waterloo Bridge” (1931), “Show Boat” (1936), produzidos por Carl Laemmle, Jr., “The Man in the Iron Mask” (1939), para o produtor Edward Small, “The Road Back” (1937), uma espécie de sequela de “All Quiet on the Western Front”, que viria a ser remontado pelo estúdio, e se assumiria um enorme fracasso na estreia. Em 1937, rodou “The Great Garrick”, para a Warner Brothers, e, mais tarde, “Port of Seven Seas” para a MGM e “Wives Under Suspicion”, seu derradeiro filme para a Universal. “Green Hell”, um filme de aventura na selva com Douglas Fairbanks, Jr., Joan Bennett e Vincent Price, foi a sua última longa-metragem.
Homossexual assumido, morava com o produtor David Lewis que divulgou uma curta nota de suicídio de Whale em 1987. Whale sofria de depressão e suicidou-se na sua casa da Califórnia, afogando-se na piscina, no dia 29 de Maio de 1957, com 67 anos de idade.
James Whale é mencionado no romance “Father of Frankenstein”, de Christopher Bram, que foi adaptado ao cinema em “Gods and Monsters”, de Bill Condon (1998), título que ganhou o Oscar para melhor argumento adaptado. Ian McKellen interpretava a figura do cineasta. Existem biografias de James da autoria de Mark Gatiss (“James Whale: A Biography” ou “James Whale: the Would-Be Gentleman”) e de James Curtis (“James Whale: A New World of Gods and Monsters”). Em 2002, foi erigida uma estátua em sua homenagem em Dudley, sua terra natal. A obra reproduz uma bobine de filme com o rosto de Frankenstein, a sua realização mais célebre.

Filmografia:
1930: Journey's End
1930: Hell's Angels (Os Anjos do Inferno), de Howard Hughds (Edmund Goulding e James Whale,  não creditados)
1931: Frankenstein (Frankenstein)
1931: Waterloo Bridge
1932: Impatient Maiden
1932: The Old Dark House
1933: By Candlelight (Curto Circuito)
1933: The Invisible Man (O Homem Invisível)
1933: The Kiss Before the Mirror (O Beijo Defronte do Espelho)
1934: One More River
1935: Remember Last Night?
1935: Bride of Frankenstein (A Noiva de Frankenstein)
1936: Show Boat (Magnólia)
1937: The Great Garrick (O Grande Garrick)
1937: The Road Back (Após a Derrota)
1938: Port of Seven Seas (O Porto dos Sete Mares)
1938: Wives Under Suspicion (A Razão Porque Matou)
1938: Sinners in Paradise
1939: The Man in the Iron Mask (O Homem da Máscara de Ferro)
1940: Green Hell (O Inferno Verde)
1941: They Dare Not Love (Após a Derrota) (Victor Fleming e Charles Vidor, não creditados)
1949: Hello Out There (curta-metragem, rodada como antologia cinematográfica, não exibida comercialmente até 1967)

BORIS KARLOFF 
(1887-1969)
William Henry Pratt, mais conhecido pelo nome de Boris Karloff, nasceu a 23 de Novembro de 1887, em Camberwell, Londres, Inglaterra, e viria a falecer a 2 de Fevereiro de 1969, em Midhurst, Sussex, Inglaterra. Juntamente com Lon Chaney, Bela Lugosi e Vincent Price, Boris Karloff foi indiscutivelmente um dos grandes actores do fantástico, ficando para sempre ligado à figura do monstro de Frankenstein, que criou em 1931, no filme de James Whale.
Filho de Edward John Pratt Jr., Deputy Commissioner of Customs Salt and Opium, Northern Division, Indian Salt Revenue Service, e de Eliza Sarah Millard, estudou na Universdade de Londres e parecia destinado a uma carreira de diplomata. Mas emigrou para o Canadá, em 1909, e juntou-se a uma companhia de teatro do Ontário, onde adoptou o nome de “Boris Karloff”. Pouco depois vamos encontrá-lo nos EUA, em digressões pela província, em pequenas companhias, antes de surgir no cinema, ainda durante o sonoro, em obras como “The Deadlier Sex” (1920), “Omar the Tentmaker” (1922), “Dynamite Dan” (1924) ou “Tarzan and the Golden Lion” (1927). Ao mesmo tempo, era condutor de camiões em Los Angeles.
Foi, pois, em 1931, com a sua criação do “monstro” de Frankenstein, que a sua carreira de actor se impôs, rodando mais de uma centena e meia de filmes, a maioria de qualidade reduzida, mas alguns deles marcos na história do cinema, que fizeram do actor um ícone e uma lenda. Criou diversos tipos, quase sempre sinistros, em obras como “Scarface, o Homem da Cicatriz” (1932), “The Old Dark House” (1932), “O Palácio dos Mistérios” (1932), “A Múmia” (1932), “O Ressuscitado” (1933), ou “A Patrulha Perdida” (1934). Depois foi prolongando a carreira, ao longo de décadas, repisando de alguma forma os seus papéis de vilões e monstros. Em meados dos anos 60, regressou à ribalta, sendo chamado a interpretar vários excelentes trabalhos de alguns mestres do género, como Mario Bava, Roger Corman, Jacques Tourneur, Michael Reeves ou Peter Bogdanovich.
Foi casado com Grace Harding (1910 - 1913), Olive de Wilton (1915 - ?), Montana Laurena Williams (1920 - ?), Helene Vivian Soule (1924 - 1928), Dorothy Stine (1930 - 1946), de quem teve uma filha, e Evelyn Hope Helmore (1946 -  até à sua morte em 1969).

Filmografia:
1916: The Dumb Girl of Portici, de Lois Weber
1918: The Lightning Raider, de George B. Seitz
1919: The Masked Rider, de Aubrey M. Kennedy
1919: His Majesty, the American, de Joseph Henabery
1919: The Prince and Betty, de Robert Thornby
1920: The Deadlier Sex, de Jules Borney           
1920: The Courage of Marge O'Doone, de David Smith    
1920: The Last of the Mohicans (O Último Moicano), de Maurice Tourneur e Clarence Brown
1921: The Hope Diamond Mystery, de Stuart Paton         
1921: Without Benefit of Clergy, de James Young           
1921: Cheated Hearts, de Hobart Henley           
1921: The Cave Girl, de Joseph Franz   
1922: The Man from Downing Street, de Edward José     
1922: The Infidel, de James Young       
1922: The Altar Stairs, de Lambert Hillyer         
1923: Omar the Tentmaker, de James Young     
1923: The Woman Conquers, de Tom Forman    
1923: The Gentleman from America, de Edward Sedgwick
1923: The Prisoner (O Prisioneiro), de Jack Conway       
1924: Riders of the Plains, de Jacques Jaccard   
1924: The Hellion, de Bruce Mitchell     
1924: Dynamite Dan, de Bruce Mitchell  
1925: Parisian, de Alfred Santell           
1925: Forbidden Cargo, de Tom Buckingham     
1925: The Prairie Wife, de Hugo Ballin  
1925: Perils of the Wild, de Francis Ford            
1925: Never the Twain Shall Meet, de Maurice Tourneur
1925: Lady Robinhood, de Ralph Ince    
1926: The Greater Glory, de Curt Rehfeld         
1926: Her Honor, the Governor, de Chet Withey
1926: The Bells, de James Young          
1926: The Nickel-Hopper, de Hal Yates
1926: The Golden Web, de Walter Lang            
1926: The Eagle of the Sea (O Corsário Lafitte), de Frank Lloyd
1926: Flames, de Lewis H. Moomaw     
1926: Old Ironsides (A Fragata Invicta), de James Cruze
1926: Flaming Fury, de James Hogan    
1926: Valencia, de Dimitri Buchowetzki  
1926: The Man in the Saddle, de Clifford S. Smith
1927: Tarzan and the Golden Lion, de J. P. McGowan    
1927: Let It Rain (O Incorrigível), de Edward Francis Cline         
1927: The Meddlin' Stranger, de Richard Thorpe
1927: The Princess from Hoboken, de Allan Dale           
1927: The Phantom Buster, de William Bertram  
1927: Soft Cushions, de Edward Francis Cline     
1927: Two Arabian Knights (Dois Cavaleiros Árabes)), de Lewis Milestone 
1927: The Love Mart (O Mercado do Amor), de George Fitzmaurice        
1928: The Vanishing Rider, de Ray Taylor
1928: Burning the Wind, de Henry MacRae, Herbert Blaché         
1928: Vultures of the Sea, de Richard Thorpe
1928: The Little Wild Girl, de Frank Mattison      
1929: The Devil's Chaplain, de Duke Worne       
1929: The Fatal Warning, de Richard Thorpe
1929: The Phantom of the North (O Fantasma), de Harry S. Webb          
1929: Two Sisters, de Scott Pembroke    
1929: Anne Against the World, de Duke Worne
1929: Behind That Curtain, de Irving Cummings
1929: The King of the Kongo, de Richard Thorpe
1929: The Unholy Night, de Lionel Barrymore    
1930: The Bad One (A Ilha do Terror), de George Fitzmaurice    
1930: The Sea Bat (O Monstro Marinho), de Wesley Ruggles        
1930: The Utah Kid, de Richard Thorpe
1930: The Mother's Cry, de Hobart Henley         
1931: Sous les verrous ou Pardon Us, de James Parrott   
1931: The Criminal Code (Código Penal), de Howard Hawks      
1931: King of the Wild Horses (Rei dos Cavalos), de B. Reeves Eason e Richard Thorpe
1931: Cracked Nuts (Doidos Varridos), de Edward F. Cline          
1931: Young Donovan's Kid, de Fred Niblo          
1931: Smart Money, de Alfred E. Green
1931: The Public Defender (O Fidalgo Ladrão), de J. Walter Ruben        
1931: I Like Your Nerve (És o meu Tipo…), de William McGann   
1931: Graft, de William, de Christy Cabanne      
1931: Five Star Final, de Mervyn LeRoy  
1931: The Yellow Ticket (O Passaporte Maldito), de Raoul Walsh            
1931: The Mad Genius, de Michael Curtiz           
1931: The Guilty Generation, de Rowland V. Lee           
1931: Frankenstein (Frankenstein, o Homem que criou um Monstro), de James Whale     
1931: Tonight or Never, de Mervyn LeRoy          
1932: Behind the Mask, de John Francis Dillon    
1932: Alias the Doctor (Doutor), de Lloyd Bacon e Michael Curtiz
1932: Business and Pleasure, de David Butler     
1932: Scarface, Shame of the Nation (Scarface, o Homem da Cicatriz), de Howard Hawks           
1932: The Miracle Man (O Grande Milagre), de Norman Z. McLeod          
1932: Night World (Vida Nocturna), de Hobart Henley    
1932: The Old Dark House (A Velha Casa Sombria), de James Whale      
1932: The Mask of Fu Manchu (O Palácio dos Mistérios), de Charles J. Brabin, Charles Vidor, King Vidor   
1932: The Mummy (A Múmia), de Karl Freund   
1933: The Ghoul (O Ressuscitado), de T. Hayes Hunter  
1934: The Lost Patrol (A Patrulha Perdida), de John Ford           
1934: The House of Rothschild (A Casa dos Rothschild), de Alfred L. Werker 
1934: The Black Cat (Magia Negra), de Edgar G. Ulmer  
1934: Gift of Gab (O Grande Fanfarrão), de Karl W. Freund       
1935: Bride of Frankenstein (A Noiva de Frankenstein), de James Whale
1935: The Raven (O Corvo), de Lew Landers     
1935: The Black Room, de Roy William Neill      
1936: The Invisible Ray (O Raio Invisível), de Lambert Hillyer     
1936: The Walking Dead (Ressuscitados), de Michael Curtiz        
1936: Juggernaut, de Michael Curtiz      
1936: The Man Who Changed His Mind (Quatro Minutos de Vida), de Robert Stevenson      
1936: Charlie Chan at the Opera (Charlie Chan na Ópera), de H. Bruce Humberstone      
1937: Night Key (Olhos Sinistros)), de Lloyd Corrigan      
1937: West of Shanghai As Portas de Xangai), de John Farrow    
1938: The Invisible Menace, de Lloyd Corrigan   
1938: Mr. Wong, Detective (Mr. Wong, Detective), de William Nigh         
1939: Devil's Island (O Segredo da Ilha do Diabo), de William Nigh          
1939: Son of Frankenstein (O Filho de Frankenstein), de Rowland V. Lee    
1939: The Mystery of Mr. Wong (Mistérios da China), de William Nigh      
1939: Mr. Wong in Chinatown (Mr. Wong no Bairro Chinês), de William Nigh 
1939: The Man They Could Not Hang (O Homem que Venceu a Morte), de Nick Grinde     
1939: Tower of London (A Torre de Londres), de Rowland V. Lee          
1940: The Fatal Hour (A Hora Fatal), de William Nigh    
1940: British Intelligence, de Terrell O. Morse    
1940: Black Friday (Sexta-feira, 13), de Arthur Lubin     
1940: The Man with Nine Lives, de Nick Grinde   
1940: Doomed to Die, de William Nigh   
1940: Before I Hang (O Rei da Morte), de Nick Grinde    
1940: The Ape (Monstro Sábio), de William Nigh
1940: You'll Find Out (O Castelo dos Mistérios), de David Butler   
1941: The Devil Commands (O Diabo Manda), de Edward Dmytryk          
1942: The Boogie Man Will Get You (O Fantasma Persegue-te), de Lew Landers
1944: The Climax (Terror na Ópera), de George Waggner         
1944: House of Frankenstein (A Casa de Frankenstein), de Erle C. Kenton 
1945: The Body Snatcher (O Túmulo Vazio), de Robert Wise       
1945: Isle of the Dead (A Ilha dos Mortos), de Mark Robson        
1946: Bedlam(A Casa Sinistra), de Mark Robson
1947: The Secret Life of Walter Mitty (O Homem das Sete Vidas), de Norman Z. McLeod  
1947: Lured (Oito Desaparecidas), de Douglas Sirk         
1947: Unconquered (Inconquistáveis), de Cecil B. DeMille           
1947: Dick Tracy Meets Gruesome (Proezas de Bandidos), de John Rawlins      
1948: Tap Roots (Raízes Fortes), de George Marshall     
1948: The Emperor's Nightingale, de Jiří Trnka   (na versão inglesa)
1949: Abbott and Costello Meet the Killer (Abbott and Costello entre Assassinos), Boris Karloff, de Charles Barton
1951: The Strange Door, de Joseph Pevney        
1952: Colonel March Investigates, de Cy Raker Endfield (compilação de episódios da série televisiva “Colonel March of Scotland Yard”)
1953: The Black Castle (O Castelo do Pavor), de Nathan Juran   
1953: Abbott and Costello Meet Dr. Jekyll and Mr. Hyde (Abbott and Costello e o Monstro), de Charles Lamont     
1954: The Island Monster, de Roberto Bianchi Montero    
1954: The Hindu, de Frank Ferrin         
1957: Voodoo Island, de Reginald Le Borg         
1958: The Juggler of Our Lady, de Al Kousel (animação)
1958: The Haunted Strangler, de Robert Day     
1958: Frankenstein 1970 (Frankenstein 1970), de Howard W. Koch         
1958: Corridors of Blood, de Robert Day            
1963: Black Sabbath, de Mario Bava      
1963: The Terror (O Terror), de Roger Corman
1963: The Raven (O Corvo), de Roger Corman   
1964: Bikini Beach (Bikinis ao Sol), de William Asher       
1964: The Comedy of Terrors (O Gato Miou Três Vezes), de Jacques Tourneur 
1965: Die, Monster, Die! (Morre, Monstro, Morre!), de Daniel Haller       
1966: The Daydreamer, de Jules Bass (só voz)
1966: How the Grinch Stole Christmas!, de Chuck Jones (animação)
1967: The Venetian Affair (Missão Secreta em Veneza), de Jerry Thorpe
1967: Mad Monster Party?, de Jules Bass (só voz)
1967: The Sorcerers, de Michael Reeves            
1968: Targets (Alvos), de Peter Bogdanovich      
1968: Curse of the Crimson Altar (A Maldição do Altar Vermelho), de Vernon Sewell       
1968: The Fear Chamber, de Juan Ibañez, Jack Hill      
1968: House of Evil, de Luis Enrique Vergara, Jack Hill  
1970: El Coleccionista de Cadáveres ou Blind Man's Bluff, de Santos Alcocer, Edward Mann
1971: The Incredible Invasion, de Luis Enrique Vergara, Jack Hill           
1971: Isle of the Snake People, de Juan Ibañez, Jack Hill           

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